sábado, 30 de abril de 2011

(Como o nitrogenio se transforma em proteinas.) 14:12 hora que eu postei


O nitrogênio é um dos componentes vitais para a vida. Sua importância se deve aos aminoácidos, proteínas, DNA e RNA fornecidos. O DNA e o RNA são materiais genéticos que contêm informações determinantes dos caracteres hereditários transmissíveis à descendência.
O nitrogênio compõe aproximadamente 80% da atmosfera. Entretanto, os animais e as plantas não podem absorvê-lo diretamente do ar, e sim na forma de amônia solúvel em água ou na forma de nitrato, nas quais é convertido por bactérias.
Certas bactérias do solo e as algas azuis dos oceanos convertem o nitrogênio do ar em amônia.
Algumas plantas absorvem diretamente essa amônia.
As bactérias transformam a amônia em nitritos e em seguida em nitratos, que as plantas usam para os compostos como as proteínas, DNA e RNA.
Ao comerem as plantas, os animais herbívoros acabam absorvendo nitrogênio. Os animais carnívoros, ao comerem os herbívoros, também absorvem nitrogênio, assim como toda a cadeia alimentar.
Quando os animais e plantas morrem, certas bactérias e fungos, também chamados de decompositores, convertem seus compostos de nitrogênio em gás nitrogênio, que retorna à atmosfera, reiniciando o Ciclo do Nitrogênio.

O que é efeito estufa


  • O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmo O efeito estufa é um fenômeno natural, ele mantém a Terra aquecida ao impedir que os raios solares sejam refletidos para os espaço e que o planeta perca seu calor, sem ele a Terra teria temperaturas medias abaixo de 10ºC negativos. O que vem ocorrendo e o aumento do efeito estufa causado pelas intensas atividades humanas, sendo a principal delas a liberação de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera. Ele é um dos gases que naturalmente contribuem para a o efeito estufa normal do planeta, mas que agora com seu aumento na atmosfera pode intensificar esse efeito, levando a uma aqueci O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como conseqüência disso, o calor fica retido, não sendo liberado ao espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir.

    O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que desestabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global. O IPCC (Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas, estabelecido pelas Nações Unidas e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988) no seu relatório mais recente [1] diz que a maior parte deste aquecimento,observado durante os últimos 50 anos,se deve muito provavelmente a um aumento dos gases do efeito estufa.

    Os gases de estufa (dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (CFxClx)) absorvem alguma da radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra e radiam por sua vez alguma da energia absorvida de volta para a superfície. Como resultado, a superfície recebe quase o dobro de energia da atmosfera do que a que recebe do Sol e a superfície fica cerca de 30ºC mais quente do que estaria sem a
    presença dos gases «de estufa».mento maior do planetas.

Como é produzido o gás CO2


CO2 é dióxido de carbono, um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de carbono. Os animais respiram oxigênio e o devolvem para a atmosfera na forma de dióxido de carbono. Por outro lado, as plantas retiram este gás do ar e o utilizam na fotossíntese. Este é o chamado Ciclo do Carbono. O problema é CO2 em excesso. Existem basicamente duas formas de carbono, uma organica, presente nos organismos vivos e mortos, não decompostos, e outra inorgânica, presente nas rochas.No planeta Terra o carbono circula através dos oceanos, da atmosfera, da terra e do seu interior, num grande ciclo biogeoquímico. Este ciclo pode ser dividido em dois tipos: o ciclo "lento" ou geológico, e o ciclo "rápido" ou biológico.Pode ser produzido por plantas algas bactérias e reações quimicas
Primeiramente quero te dizer que o carbono faz parte de todas as matérias orgânicas e portanto o ciclo de produção por plantas
Mas não necessariamente faz parte de uma matéria orgânica - os chamados carbonos de transição ( ex: h2co3)

Tudo que é matéria orgânica quando queima, produz CO2 pois é um gás com alto grau de volatilidade

No caso da combustão por exemplo, que ocorre nos carros, dou um exemplo clássico da combustão do etanol (álcool)

C2H5OH + 3 O2 =====> 2 CO2 + 3 H2O + 1373 KJ

Onde ocorre a compressão do etanol (inflamável) com o gás oxigênio ( inflamável), diante de uma faísca elétrica gerada pelo gerador de um carro ao ligar o motor.
Com isso ocorre uma explosão e consequente queima da matéria orgãncia ( álcool etanol) liberando o gás carbonico água e energia.

O processo da fotossíntese


A fotossíntese. A planta utiliza forma muito inteligente a energia do sol para a produção de seu próprio alimento.Além da planta precisar da energia do sol, ela também retira do ar o gás carbônico e o dióxido de carbono, e absorve água e sais minerais do solo, através das raízes.A clorofila das folhas transforma o dióxido de carbono e a luz solar, em açúcares que fazem a planta crescer. Ao mesmo tempo, a planta libera o oxigênio para a atmosfera.Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é dela que se inicia toda a cadeia alimentar. A planta produz glicose e elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver.
Sua importância para a Terra é enorme. É o principal processo de transformação de energia na biosfera. Sempre que nos alimentamos parte das substâncias orgânicas vai para nossas células e outra parte fornece energia necessária para nossas funções vitais.
Ela é responsável tão importante quanto, pela produção de oxigênio, que é essencial para nossa sobrevivência. Pode-se afirmar que sua importância é vital para nós.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

RESUMO DA AULA DE CIENCIAS.


Na aula de hoje  o professor falou sobre os  componentes do ar.Primeiro o professor falou sobre o gás  nitrogênio .O nitrogênio  tem uma quantidade   maior no que  a do oxigênio .O processo  que o nitrogênio  faz:ele  se mistura na terra  se transforma em nitran ,o nitram vai para raiz da planta ,e  se transforma em proteínas .Depois desse processo algum animal pode consumir a planta como a vaca.Depois  disso o ser humano   come a carne da vaca.O ser humano consumio proteínas.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

RESUMO DA AULA DE ESPANHOL


Na aula de hoje a professora de  espanhol passou um dever para casa  que era para  pesquisar  e falar sobre uma cidade da Espanha .A professora também falou sobre  uma cidade que o nome é Alcala  La existe uma universidade  muito grande. Depois a professora  explicou sobre os artigos  por exemplo:

 O RESTAURANTE passa pra : lo restaurante
O=lo
A= La
OS=los
AS=LAS
Esse são os artigos.